Projeto A&C

Apartamento Centro de Curitiba

Uma tela em branco e uma nova planta idealizada. Esse foi o cenário encontrado pelo Estúdio Pantarolli Miranda em edifício de Curitiba com todas as divisórias internas feitas de drywall. O apartamento, de aproximadamente 115 m², tinha vários cômodos e foi objeto de proposta com conceito integrado e layout que une o minimalismo e o industrial.

Com cômodos alterados e muitas paredes postas abaixo foi o resultado da liberdade de criação que a estrutura da construção ofereceu. A mudança de ambientes e a quebra de todas essas paredes para integrá-los foi o maior desafio durante o percurso da execução, relembra Diego Miranda Leite, designer e cofundador do estúdio. O lavabo foi retirado da planta, dando lugar ao sofá. Já a varanda foi integrada ao espaço interno, enquanto o depósito virou a cozinha.

Sem divisões entre ambientes que exercem diferentes funções no lar, o projeto de iluminação se torna, também, um desafio. Visto que cada cômodo requer um tipo de ambientação, os focos de luz visam o conforto máximo para o dia a dia dos moradores.

Com um estilo mais arrojado seguido em seus projetos, o estúdio apresenta um encontro da linha clean e minimalista com os traços cosmopolitas e industriais. Ao passar pela porta, um ripado de madeira cumpre o papel de integrar os ambientes da sala de estar e cozinha

Do lado oposto, a cristaleira em vidro reflecta destaca-se na marcenaria, entre a cozinha e a sala de jantar, e adiciona um visual moderno à transição de ambientes. Já fora da área social, o layout do banheiro do casal tem cubas esculpidas em uma bancada de porcelanato e composição sóbria.

Texto: Nathalie Oda, especial para HAUS da Gazeta do Povo
Fotos: Nenad Radovanovic

#estudiopantarollimiranda